ROI

Descubra como o ROI impacta constantemente nas ações relacionadas à tecnologia

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Preparar-se para receber os efeitos de um investimento era, até pouco tempo atrás, uma tarefa complicada: a pequena variedade de métricas e o desconhecimento reduzia a possibilidade de fazer uma análise preditiva eficaz.

Lentamente, novos parâmetros foram criados, até encontrarmos atualmente o conhecido ROI — return on investiment —, capaz de definir de forma direta a relação entre os ganhos ou perdas de determinada inovação na empresa.

Você sabe a importância do ROI para seu negócio? Consegue imaginar como ele se aplica em ações relacionadas à tecnologia? Então acompanhe o artigo e fique por dentro!

Qual a função do ROI?

Todo gestor precisa entender a importância de definir quanto cada investimento retorna para a atividade, pois é por meio disso que podem ser tomadas ações de correção e aprimoramento, seja para mudar as estratégicas ou para melhorar o trabalho.

A função do ROI é essa: analisar os custos e lucros para chegar em um valor real que aponte qual foi o retorno. Para fazer um cálculo correto é fundamental entender os tipos de custos existentes:

Ao encontrar todos esses gastos é mais fácil fazer o cálculo. Basta subtrair o custo do investimento da receita total do negócio e dividi-lo pelo próprio custo do investimento outra vez. Quanto mais alto esse resultado, maior o lucro obtido.

Qual a importância do ROI na tecnologia?

As inovações tecnológicas têm se mostrado cada vez mais rápidas e presentes no dia a dia de todas as empresas por meio da troca de softwares, novos sistemas, atualizações de plataformas, entre outras.

Nessa situação, o gestor pode encontrar um impasse: por que fazer um investimento em tecnologia, se em um curto tempo ela pode se tornar obsoleta ou ineficiente? Em quanto tempo eles terão que ser trocados?

Ao aplicar o ROI nesse setor, é possível entender como cada inovação está agindo dentro do negócio, analisando as métricas de desempenho. As soluções tecnológicas devem cumprir os papéis para que foram contratadas, com eficiência.

Quando os indicadores começarem a cair, o gestor poderá tomar ações corretivas e adaptativas — como procurar ferramentas mais novas —, para que o fluxo do trabalho não caia de qualidade.

Imagine que sua empresa tenha contratado um software há 2 anos que supria todas as suas necessidades. Com o tempo, a demanda foi aumentando e o parceiro que fornecia suporte para essa plataforma parou de atualizá-la. Isso pode causar um grande dano, muitas vezes irreversível para seu negócio.

Com planejamento de se acompanhar o ROI no campo tecnológico, uma vez identificado o pouco retorno, esse problema seja prontamente resolvido.

O ideal é que sejam contratados parceiros capazes de oferecer soluções tecnológicas novas e em constante atualização. Dessa forma, os indicadores de retorno estarão sempre altos e você poderá contar com o suporte de profissionais especializados! Ficar atento a isso é fundamental para que seu negócio se mantenha com estabilidade!

E então, leitor? Aprendeu como calcular o ROI e a sua importância nas ações relacionadas à tecnologia? Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!


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