Que tal uma abordagem de solução de problemas focada em resolvê-los de forma colaborativa e criativa? E, ao mesmo tempo, que preze pela empatia entre os envolvidos no projeto — desde o relacionamento entre colaboradores até a satisfação do cliente. Esses são os conceitos básicos do Design Thinking. Mas será que eles podem funcionar em todos os tipos de empresa?
No post de hoje, vamos ver as vantagens que o Design Thinking traz para negócios de todos os tamanhos e como inserir essa prática em uma grande empresa. Acompanhe!
Como o Design Thinking funciona nas pequenas e médias empresas? ↩
Por se tratar de uma abordagem que rompe com as práticas tradicionais de gestão e resolução de problemas, a implantação do Design Thinking tende a enfrentar barreiras nas grandes empresas.
Como startups e negócios de pequeno e médio porte costumam ter processos mais flexíveis e uma estrutura mais enxuta, fica mais fácil incorporar os conceitos do Design Thinking à cultura da organização.
Esses conceitos podem ser divididos, mas não sequenciados em: criação de empatia, definição, ideação, prototipação e teste.
Criação de empatia ↩
Conheça bem o público a quem seu produto ou serviço é destinado. Faça entrevistas e observações. Descubra as necessidades, desejos e gostos dessas pessoas.
Definição ↩
Com base no passo anterior, você terá informações suficientes sobre o que precisa ser criado ou alterado. Crie novas hipóteses e descubra onde estão as oportunidades para inovação.
Ideação ↩
Encontradas as oportunidades, é hora de pensar nas ideias. Aqui, preconceitos e estereótipos ficam de fora, havendo liberdade para todos os membros da equipe sugerirem ideias. Em seguida, elas serão revistas e analisadas. Então, as ideias ruins são descartadas e as ideias boas seguem para desenvolvimento.
Prototipação ↩
A construção de um protótipo com base nas boas ideias ajuda a visualizar melhor o produto/serviço em ação e a testar as hipóteses de forma mais concreta.
Teste ↩
Veja como os consumidores reagem ao testar o protótipo e registre o feedback que essas pessoas têm a oferecer. Assim, você consegue aprimorar o produto/serviço e prevenir a ocorrência de erros quando ele for entregue.
Quais as vantagens do Design Thinking? ↩
O Design Thinking é capaz de trazer uma série de vantagens para as empresas, entre elas:
- melhor relacionamento com o cliente;
- compartilhamento de experiências e ideias entre profissionais de disciplinas distintas;
- diminuição de riscos para o lançamento de produtos ou serviços, visto que existe o incentivo para a criação e uso de protótipos;
- aumento da qualidade percebida do produto ou serviço;
- maior agilidade na implementação de novas ideias;
- maior capacidade de adaptação da equipe a mudanças.
Como inserir o Design Thinking em uma grande empresa? ↩
O fato de uma empresa ser grande não significa que ela não possa ser inovadora. Apesar de não ser fácil inserir o Design Thinking em uma grande empresa, os seus benefícios são capazes de superar transtornos de reestruturação de equipes e remodelação de processos.
Sendo assim, algumas orientações para implementar essa abordagem em grandes organizações são:
- crie equipes multidisciplinares, mas com membros que dominem os processos da empresa;
- contrate agentes de inovação para estimular a participação dos colaboradores (boas ideias podem vir de qualquer setor e surgem com mais facilidade em ambientes colaborativos);
- preze por uma cultura de tolerância a falhas entre os líderes, já que os colaboradores se sentem mais à vontade em das sugestões quando há menos pressão sobre eles (note que isso não é um incentivo a erros, mas uma constatação de que problemas acontecem).
Portanto, fica claro que o Design Thinking pode ser útil em organizações de todos os portes, transformando as informações e ideias adquiridas com essa abordagem em produtos e serviços que realmente façam a diferença.
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