Se você está pesquisando sobre inovação, veio ao lugar certo. Estamos sempre falando sobre esse tema aqui no blog, mas você sabia que existe mais de um tipo de inovação e que é bom observar isso antes de planejar como implementá-la em sua empresa?
A inovação pode ser incremental ou disruptiva e enquanto uma foca em custo e melhorias contínuas, a outra rompe paradigmas introduzindo novos produtos ou modelos de negócios, promovendo uma mudança drástica no mercado!
Como saber que tipo de inovação sua empresa está criando? ↩
Inovação Incremental
A ideia principal da inovação incremental é fazer pequenas mudanças em produtos e serviços em vez de apostar em estratégias mais audaciosas e também mais arriscadas. Esse método, muito utilizado no design centrado no usuário, pode ser realizado tanto por grandes corporações, quanto por startups, mas é normalmente mais visto em grandes empresas.
A inovação incremental tem objetivos como aumentar as vendas e o lucro de produtos e serviços existentes e criar novas formas de negócio, sem acabar com o modelo existente. Um exemplo de inovação incremental é a feita pela Coca-Cola. Todos os anos, eles estão lá como o mesmo produto, mas sempre tem uma novidade em termos de novos sabores e opções com menos calorias ou adoçantes diferentes, etc.
O impacto deste tipo de inovação é significativo para a empresa e permite uma vantagem de médio e longo prazo dentro do mercado que atua.
Inovação Disruptiva
Ao contrário da inovação incremental, a inovação disruptiva é um processo mais arriscado e complexo. Quem está buscando esse tipo de inovação quer quebrar paradigmas e criar um novo mercado.
Normalmente, as empresas que conseguem êxito nesse tipo de inovação são aquelas focadas em novas tecnologias, e as vantagens de abrir um mercado novo é não ter concorrência e obter um grande lucro num primeiro momento.
Um exemplo muito citado de inovação disruptiva é o Uber, que transformou o mercado de Taxi da noite para o dia, forçando o modelo de negócio existente a implementar melhorias para continuar competindo.
Outro exemplo, é a máquina fotográfica digital, que causou uma transformação tão grande que praticamente acabou com o mercado analógico.
É importante lembrar, no entanto, que nem todo produto revolucionário é disruptivo, isso só ocorre quando causa modificações reais no mercado!
Qual o melhor caminho para a sua empresa? ↩
Isso depende dos objetivos. Se o foco é melhorar frente à concorrência e aumentar o lucro, a inovação incremental oferece um passo mais estável, mas que também pode ser perigoso em mercados propícios para o surgimento de disrupções, como o tecnológico.
Por outro lado, uma inovação disruptiva deve ser encarada por aqueles que almejam seus benefícios, mas também entendem riscos de trazer uma nova tecnologia para o mercado!
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