Imagem retangular com fundo degradê azul, como se fosse uma parede branca. Do lado esquerdo tem a mão de um robô, indo de encontro a uma mão humana (lado direito). A imagem representa a obra A Criação de Adão, de Michelangelo.

O papel da Inteligência Artificial no desenvolvimento digital das empresas

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A inteligência artificial pode ser considerada uma revolução tecnológica que tem transformado desde os modos de trabalho em empresas de diferentes portes até o dia a dia do cidadão comum.

De carros autônomos a assistentes digitais comandados por voz, como Alexa, Siri e Cortana, por exemplo, já é possível notar o uso cada vez mais acentuado desse tipo de tecnologia no cotidiano.

O sistema permite que máquinas possam aprender a partir de suas experiências de uso, ajustando-se para novos tratamentos de dados a fim de emular a atuação de um humano.

O resultado é um universo de possibilidades para o crescimento das empresas, pois o sistema de IA pode otimizar resultados e processos, aumentar exponencialmente a produtividade do time e, com isso, economizar tempo e recursos.

Um relatório da International Data Corporation estima que, em 2024, o mercado de IA terá ultrapassado impressionantes US$ 554 bilhões, o que demonstra a alta relevância do assunto.

Neste artigo, iremos explorar o que é Inteligência Artificial com exemplos de aplicações, os benefícios que essa tecnologia pode trazer para a sua empresa e dicas para a implementação. Continue lendo e acompanhe!

Imagem retangular com fundo degradê azul, como se fosse uma parede branca. Do lado esquerdo tem a mão de um robô, indo de encontro a uma mão humana (lado direito). A imagem representa a obra A Criação de Adão, de Michelangelo.

Fonte: Pexels | Autor: Tara Winstead

Inteligência Artificial: o que é, como funciona e qual sua importância

Os avanços tecnológicos e as dificuldades impostas ao mercado pela pandemia do novo Coronavírus foram solo fértil para que o ramo da Inteligência Artificial vivesse um verdadeiro boom entre 2020 e 2021, com crescimento de quase 20% no acumulado. E os motivos para isso são vários.

Afinal, os serviços de IA surgem como um diferencial bem-vindo para negócios que pretendem se manter resilientes e firmes no mercado, mesmo em um cenário conturbado, como o vivido nos últimos anos.

Muito além de enredo de ficção científica, a Inteligência Artificial tem aplicações práticas bastante palpáveis, capazes de render resultados quase imediatos para os mais distintos formatos de negócio.

Não apenas as tarefas mais repetitivas, manuais e pouco complexas podem ser realizadas com extrema precisão pelo sistema de IA, mas também funções elaboradas, incluindo aquelas que envolvem tomadas de decisão e análises minuciosas.

Para isso, deve-se criar um turbilhão de elementos que possibilitem tais resultados: a combinação de automação mecânica e elaboração de processos cognitivos permitem que as máquinas aprendam enquanto trabalham, tornando o trabalho sempre melhor.

Esse inovador sistema tecnológico, porém, não existe sem sua cota de vantagens e riscos, e cabe ao gestor elaborar uma análise cuidadosa de seu negócio para optar pela melhor alternativa para chegar aos resultados desejados.

O que é Inteligência Artificial?

Para muita gente, a IA ainda é um conceito distante, presente em filmes e livros de ficção científica, onde robôs com inteligência artificial são capazes de se rebelar contra a raça humana.

Porém, ao contrário do que muitos imaginam, a IA não apenas é uma realidade, como também atua em nosso favor, trazendo benefícios para negócios de todos os tipos, além de facilitar a rotina dos usuários.

Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial?

Estamos falando de um combo que envolve diferentes tipos de tecnologias, como algoritmos, machine learning, redes neurais artificiais e outros, para simular habilidades humanas que demandam inteligência.

Isto é, trata-se da capacidade de uma solução ou ferramenta tecnológica em realizar atividades de forma inteligente, até mesmo “aprendendo” novas tarefas sem interferência humana.

Não é à toa que esse campo da ciência tem ampliado sua área de atuação nos últimos anos, impulsionado pelos avanços tecnológicos nas mais diferentes frentes, como robótica, e reconhecimento de voz.

Como surgiu a Inteligência Artificial?

A criação de um mecanismo artificial que reproduza ou simule a inteligência dos seres humanos é um conceito que intriga as pessoas há muito tempo, com registros nesse sentido datados desde a década de 1920.

É desse período, por exemplo, a primeira menção ao termo “robô” na literatura, referindo-se a humanoides artificiais tão inteligentes quanto os humanos.

Em 1950, a partir de estudos acerca de estruturas artificiais de raciocínio baseados em modelos matemáticos, o matemático Claude Shannon conseguiu, pela primeira vez, apontar cálculos que permitiam que uma máquina jogasse xadrez.

Não demorou muito para que outros cientistas se debruçassem sobre fórmulas e conceitos que tornassem possível a aplicação da inteligência artificial no dia a dia das pessoas.

Antes do fim dos anos 1950, a humanidade já havia desenvolvido calculadoras que imitavam sinapses mentais, computadores científicos, algoritmos que atuam como redes neurais artificiais e muitos outros avanços que mudaram a história da tecnologia.

Desde então, o conceito já foi expandido de inúmeras formas e chegou não apenas às empresas, mas até mesmo à casa das pessoas, tornando o mundo tecnológico cada vez mais palpável.

Como funciona a Inteligência Artificial?

Como você deve ter percebido pelo histórico do conceito, a ideia de IA não é suficiente para garantir sua aplicação no mundo real – e muito menos a sua evolução.

Para que os recursos artificiais de inteligência sejam desenvolvidos e utilizados de forma prática, faz-se necessária a utilização de diferentes tecnologias que possibilitem seu avanço.

Afinal, um mecanismo digital que não se desenvolve constantemente não passa de uma automação, e não é necessariamente “inteligente”.

Entre os ramos tecnológicos que suportam os sistemas de IA, estão as unidades de processamento gráfico, Internet das Coisas, APIs, PLN, machine learning e deep learning, entre outros.

Em poucas palavras, a IA atua a partir da compilação de dados em imensas quantidades com base em um processamento ágil, que utilize algoritmos inteligentes.

Dessa forma, o software consegue “aprender” novas funções ou necessidades a partir de informações escondidas em meio a padrões em grandes quantidades de dados processados.

Confira a seguir quais são os ramos da Inteligência Artificial:

Machine Learning

O machine learning é um subcampo da Inteligência Artificial que promove a automação da construção de modelos e sistemas analíticos.

São aplicadas metodologias de estatística, operações, física e redes neurais artificiais para possibilitar a “filtragem” de insights que possam estar escondidos em meio a grandes quantidades de dados.

Desse modo, mesmo sem ter sido programado para determinada função, o software consegue “aprender” novas funções de análise sem interferência de um operador humano.

Deep Learning

O deep learning pode ser considerado uma versão mais robusta e bem mais complexa de machine learning, que trabalha com redes neurais de grande porte, envolvendo inúmeras camadas de unidades de processamento.

Recursos computacionais são aplicados para que o software consiga “aprender” padrões cada vez mais complexos a partir do processamento de dados em grande quantidade.

Entre os recursos possíveis a partir do conceito de deep learning, estão funcionalidades cada vez mais comuns em nossa sociedade, como reconhecimento de voz e imagem.

Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Um dos subcampos que mais tem gerado mudanças na forma como vivemos e fazemos negócio é o Processamento de Linguagem Natural (PLN).

O conceito faz referência à capacidade que os computadores e softwares têm de não apenas analisar e compreender, mas também de gerar linguagem humana até mesmo em seus formatos mais complexos, como a fala.

Em última instância, o PLN possibilita a interação natural entre seres humanos e máquinas, a partir de uma comunicação autêntica, com linguagem normal, aplicável em diversas tarefas do dia a dia.

Quais são os benefícios que a Inteligência Artificial promove?

Com tantas funcionalidades aplicáveis nos mais diferentes campos, a Inteligência Artificial tem potencial para revolucionar o cotidiano e o fluxo de trabalho de qualquer empresa.

Conheça seus principais benefícios!

Processos de análise mais simplificados

Os negócios que priorizam as decisões estratégicas data-driven, isto é, baseadas em dados, podem usufruir de inúmeras vantagens a partir da aplicação de IA.

Os sistemas inteligentes conseguem organizar dados mais complexos e em maior quantidade sem dificuldades, garantindo mais clareza até mesmo para os processos mais complexos e nebulosos.

Como o sistema de IA é capaz de desenvolver e aplicar processos que incluam correlações, análise de dados e compilação de informações estratégicas, pode servir também como uma base para a tomada de decisões por parte dos gestores.

Afinal, basta um clique para ter acesso a dados que possuem grande valor estratégico para o negócio.

Maior precisão, rapidez e escalabilidade

Um sistema de IA consegue aplicar algoritmos complexos para garantir segmentações com alto grau de precisão, facilitando o desenvolvimento de estratégias comerciais.

Isto é, _o software é c_apaz, por exemplo, de sugerir produtos conforme o perfil do consumidor, culminando na otimização da conversão de leads.

Isso acontece porque o consumidor ficará mais tentado a adquirir um produto adequado ao seu perfil em detrimento de outro, que possa ser taxado como “supérfluo”, “desinteressante” ou “desnecessário”.

Além disso, como os sistemas inteligentes são capazes de replicar processos em alta velocidade, mesmo aqueles com maior grau de complexidade, o fluxo de trabalho se torna mais rápido e escalável.

Os algoritmos de text mining aceleram o processamento de dados, e o software consegue processar as mesmas análises quantas vezes for necessário na maior velocidade possível.

Ou seja, os processos de análise de dados, por exemplo, vão consumir menos tempo, sem comprometer a qualidade do trabalho final.

Maior velocidade no tratamento das informações por meio da automação

Um dos maiores trunfos da Inteligência Artificial é a alta velocidade aplicada no tratamento de dados graças à automação de processos.

Até mesmo atividades mais analíticas, complexas, lógicas e cognitivas podem ser automatizadas, possibilitando que as informações sejam tratadas de maneira ainda mais veloz.

O resultado é um complemento importante para a realização, sobretudo, de atividades relativas à produção, acelerando os processos e o fluxo de trabalho exponencialmente.

Maior eficiência operacional

O uso de IA amplifica a eficiência operacional da empresa a partir de sua aplicação no monitoramento de máquinas e sistemas.

Com base nos conteúdos compilados das informações processadas pelo sistema inteligente, são expostos gargalos e potenciais pontos fracos em cada processo.

No fim das contas, o gestor consegue diagnosticar exatamente onde estão as falhas e os erros, facilitando sua correção, reduzindo riscos, custos e problemas, bem como potencializando a eficiência operacional.

O sistema IA possibilita até a previsão de problemas que ainda não aconteceram, garantindo que a empresa tenha tempo hábil suficiente para aplicar mudanças a seus métodos e processos.

Isso acontece a partir da geração de relatórios e diagnósticos esporádicos, seja por meio do mapeamento de riscos e oportunidades ou até mesmo da checagem de indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Tudo isso a um custo baixo, assegurando que o índice de acertos nas estratégias adotadas seja elevado graças aos grandes volumes de dados compilados pela plataforma inteligente.

Otimização do atendimento ao público

Você sabia que um sistema que utiliza IA pode otimizar o atendimento ao público? Como possibilitam comunicação e transações mais eficientes, as plataformas inteligentes garantem uma experiência de consumo mais ágil e personalizada.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta valiosa para cobrir o rombo de mais de US$ 62 bilhões anuais perdidos por atendimento insatisfatório aos clientes, de acordo com pesquisa da PWC.

Desse modo, a IA possibilita que as empresas reduzam tanto quanto seja possível o tempo necessário para fornecer respostas aos usuários e, ainda, garantam uma experiência altamente personalizada para cada cliente.

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas organizações?

Como pode ser adaptada para as mais distintas finalidades, a Inteligência Artificial pode ser aplicada em diferentes setores e em empresas dos mais diversos segmentos de atuação.

O sistema inteligente pode ser de grande serventia para o setor financeiro, graças à sua capacidade ampliada de análise e processamento de dados, favorecendo a avaliação de indicadores de performance e a tomada de decisões.

Os processos de gestão também podem ser beneficiados, uma vez que a IA oferece recursos de cálculos elaborados e são capazes de indicar quais aplicações podem render ROI mais vantajoso, além de executar análises de crédito, risco e seguros.

No setor de Recursos Humanos, os benefícios vão desde a eliminação de tarefas repetitivas até a realocação de colaboradores para processos de maior valor agregado. Afinal, a própria plataforma de IA é capaz de executar atividades menos complexas.

O ramo de Marketing, por sua vez, pode mapear hábitos de consumo e oportunidades de mercado, entre outros, a partir do uso de ferramentas como chatbots e algoritmos para mapeamento de perfis de consumidor.

Assim, poderá adotar estratégias mais adequadas para recomendar produtos com mais chances de serem comprados, criar segmentos mais precisos para personalização de ofertas e investir em retargeting.

Isso tudo sem falar nas implicações operacionais possibilitadas pela IA, como mecanismos de realidade aumentada, Internet das Coisas, geração de cópias digitais e muito mais.

Em outras palavras, as aplicações de IA são amplas e diversificadas, podendo ser implementadas em diferentes setores e empresas dos mais variados segmentos, portes e formatos.

Como a empresa deve se preparar para aplicar a IA?

Por maiores que sejam as vantagens para a empresa que saiba aplicar os conceitos da IA no fluxo de trabalho, essa ação não está isenta de riscos.

Se a corporação não toma as precauções necessárias para uma implementação fluida e eficiente, poderá perder muito dinheiro no processo e, de quebra, não alcançar os resultados almejados.

A organização deve investir em capital intelectual e na qualificação de seus colaboradores, bem como no remanejamento de profissionais e cargos estratégicos para tarefas e funções que gerem maior valor para a empresa.

É também indicado que se invista na preservação de talentos e na oferta de treinamentos constantes para melhor utilização dos sistemas IA.

Para alcançar os melhores resultados possíveis com sistemas inteligentes, sua empresa precisará contar com equipes enxutas e ágeis, além de fluxos de trabalho adaptáveis, conforme a necessidade.

Confira outras dicas para preparar a sua empresa para a IA:

Defina os objetivos e a estratégia de adoção

O primeiro passo para tornar a IA uma ferramenta valiosa para a sua empresa é definir quais os objetivos por trás de sua aplicação no negócio.

Sua meta é corrigir falhas ou potencializar a performance dos colaboradores? Orientar o desenvolvimento de novos produtos ou aumentar a produtividade? Com foco no colaborador ou no usuário?

Responder a essas e outras perguntas servirá tanto para indicar as metas da empreitada quanto para orientar as estratégias que devem ser adotadas para possibilitar os resultados almejados.

Quanto melhor você definir as estratégias de adoção, sem perder de vista a cultura de trabalho da empresa, melhores serão seus desdobramentos para o negócio!

Obtenha um grande volume de dados coletados

Uma plataforma de IA só é tão poderosa quanto os dados dos quais dispõe para atuar. Isso significa que é indispensável acumular um grande volume de dados para abastecer o sistema e garantir a melhor adaptação possível para os negócios.

Dados compilados em soluções de gestão de processos e sistemas como ERP e CRM, com base em sistemas de Big Data Analytics, são indispensáveis para gerar insights mais poderosos que vão potencializar a IA.

Só não se esqueça de apostar em recursos que sejam compatíveis com sistemas inteligentes para garantir a captação de dados adequada para os objetivos traçados.

Especialize a equipe de TI

De nada adianta contar com a melhor plataforma possível de Inteligência Artificial sem um time qualificado para trabalhar com esse tipo de sistema.

É essencial qualificar os colaboradores da área de TI para as aplicações e os usos de tecnologias de IA.

Esses profissionais precisam ser capazes de “traduzir” conceitos inteligentes para os colaboradores de outros setores da empresa, garantindo que cada funcionário tenha uma boa compreensão da tecnologia utilizada no dia a dia de trabalho.

Os especialistas em TI devem ser aptos a preparar o ambiente da empresa para a aplicação das inovações, garantir que as soluções tenham aplicabilidade nos setores mais sensíveis e corrigir eventuais falhas que surjam após a implementação, entre outros aspectos.

Se a sua empresa não dispõe de um time de colaboradores que possui formação em IA, não hesite em contratar ajuda de consultorias especializadas, como a Squadra, para selecionar e implementar a solução mais indicada para o seu negócio.

Desse modo, você e seu time poderão acompanhar a aplicação da nova tecnologia com toda a orientação necessária para garantir o máximo de eficiência!


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