Empreendedores têm utilizado diversos recursos para melhorar o gerenciamento dos seus negócios e é crescente a necessidade de se organizar e otimizar as ações. No meio digital, as estratégias e oportunidades são diversas, mas nada adianta tomar ações se o desempenho não é acompanhado. Nesse sentido, é necessário entender o que é KPI e trabalhar com esse conceito, alinhando-o com as metas traçadas.
Se você almeja melhorar o processo da sua empresa e obter melhores resultados, confira nosso post de hoje. Vamos falar sobre a análise de indicadores-chave e metas funcionando na prática. Boa leitura!
O que é KPI? ↩
KPI — Key Performance Indicators — representa os indicadores-chave do seu negócio, ou seja, as métricas que têm impacto direto no objetivo traçado. Não há uma regra ou uma lista fixa de indicadores pelo fato dele variar de acordo com as metas traçadas.
Por exemplo, imagine que sua equipe traçou um objetivo de aumentar o tráfego no site. Para saber se está realmente sendo alcançado ou não, seria interessante acompanhar, além do próprio número de visitas, a origem do tráfego, o custo de aquisição de cliente e o retorno sobre o investimento dessa estratégia. Esses seriam alguns dos KPIs interessantes para essa meta, que ajudariam a explicar e otimizar o resultado.
Para qualquer negócio, é muito importante analisar e estabelecer os KPIs. Eles ajudarão a identificar o que está dando certo e o que não está. Afinal, criar ações aleatórias e não acompanhar o desempenho pode fazer com que sua empresa invista dinheiro e tempo em estratégias pouco ou nada eficientes e deixe de lado grandes oportunidades.
Como aplicar o KPI? ↩
Para definir um KPI, primeiro você tem que criar uma meta, um objetivo. A partir disso você tem de analisar o que tem interferência direta no resultado.
Aumentar as vendas. Esse é um objetivo de todo negócio, mas quais ações você está tomando para isso? Estar presente nas redes sociais, investir em marketing de conteúdo, criar um site responsivo etc. Todas essas ações são grandes potenciais para o aumento do faturamento. Mas cada ação tem indicadores diferentes.
Nas redes sociais, acompanhar o engajamento pelo tipo de publicação pode revelar padrões interessantes do seu público-alvo. O marketing de conteúdo pode promover o site no resultado da busca orgânica, aumentando esse tipo de tráfego no site. O site responsivo pode aumentar o acesso por dispositivos móveis. Esses são só exemplos de como cada estratégia tem impacto diferente no objetivo e, portanto, precisa ter acompanhamento de indicadores diferentes.
Junte sua equipe, mostre o que é KPI e avalie as metas e seus desdobramentos para, assim, escolher e aplicar os indicadores.
KPI e metas trabalhando juntos? ↩
Traçar metas é uma ação que garante foco ao trabalho. As estratégias serão direcionadas para um propósito, um objetivo. Desde que essa meta seja real — específica, alcançável, relevante, mensurável e temporal —, é fundamental definir os indicadores que ajudarão a avaliar o desempenho das ações.
Na prática, a equipe definirá as metas e as estratégias para alcançá-las. Para avaliar se as ações estão no caminho certo, entender o que é KPI e aplicá-lo é fundamental. Pratique essa ideia e promova seu negócio, de forma inteligente e otimizada.
Então, entendeu o que é KPI? Já sabe como vai utilizar essa ferramenta no seu negócio? Se ainda ficou com dúvidas, entre em contato com nossa equipe que teremos o prazer de lhe ajudar.