A discriminação contra softwares de código aberto é considerada uma atitude ultrapassada até mesmo no mundo dos negócios. Os argumentos a favor da compra de programas proprietários para o gerenciamento de conteúdo de Portais e Intranets perderam ainda mais força com o crescimento das comunidades em torno dos softwares e com a modernização do pensamento dos gestores que passaram a dar mais atenção à opinião dos desenvolvedores na hora de escolher os produtos de TI.
O fato é que não existem mais razões para comprar uma licença de um CMS proprietário. Não há garantias, para o cliente, de que haverá updates ou de que o software é mais seguro e nem é possível saber, com clareza, sobre o direcionamento que o fabricante dará ao produto.
Já com o software de código aberto acontece o oposto: o roadmap do produto é transparente, as falhas de seguranças são reveladas, corrigidas e testadas pela comunidade e ainda é possível falar diretamente com quem desenvolveu códigos do core e de módulos adicionais para o sistema.
Nos Estados Unidos, é ainda mais visível a abertura que empresas de alto padrão dão a CMSs de código aberto como o Drupal, solução open source, implementada pela Just Digital, totalmente voltada a projetos de grande porte. Veja alguns exemplos de sites que utilizam o gerenciador de conteúdo:
Indústria de Entretenimento: Lucas Arts, The Emmys, Universal Music, CBS, Warner Brothers Records….
Fortune 500: Sony Ericsson Labs, Mattel, Site de pesquisa da Nokia, Sanyo, Electronic Arts, Nike, Reuters, Portal de notícias da FedEx…
Universidades: Stanford University, Duke University, Laboratório de mídia do MIT's, Harvard University…
Bandas: LedZeppelin, PearlJam, Byonce, Bob Dylan, Metallica, Britney Spears, Jennifer Lopez…
Organizações governamentais e não governamentais: usaspending.gov, whitehouse.gov, New York State Senate, Human Rights Watch, Amnesty.org, Oxfam.org …
Portais de notícia: Reuters, CNN (cnngo.com), Jacksonville.com, Fast Company, Popular Science….
Software e Tecnologia: Java.net, Linux Foundation, Infoworld.com, M-Lab do Google, Comunidade Symantic, Mozilla Thunderbird, SourceForge, ICANN, Macworld…
No Brasil, a Just Digital implementou o Drupal para clientes importantes como: Editora Abril, com o portal de conteúdo feminino M de Mulher, Fundação Victor Civita (FVC) com a rede social Gente que Educa, TCESP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), CNC, ESPM, entre outros. Veja a lista completa de clientes em nosso site www.justdigital.com.br.