header lgboqiapn+

Orgulho de quê? Orgulho de quem?

Jairo Manzoni
em

Orgulho de quê? Orgulho de quem?

Na sexta-feira, 19/06, reunimos os Squaders no encontro SQ | LGBTQIAPN+ para celebrar o Mês do Orgulho e refletir sobre uma pergunta simples, mas cheia de significado: Orgulho de quê? Orgulho de quem?e

O encontro exclusivo para as pessoas LGBTQIAPN+ da SQUADRA, convidou os participantes a pensar sobre: Quando você ouviu falar sobre orgulho LGBTQIAPN+ pela primeira vez? Quem te inspira? O que você deseja para as próximas gerações? E, olhando para dentro da SQUADRA, o que você sugere para que a inclusão seja cada vez mais presente no dia a dia?

Não teve resposta certa ou errada! Teve escuta, memória, afeto e a oportunidade de enxergar que as trajetórias individuais também fazem parte de uma história coletiva. Foi o momento de revisitar histórias, reconhecer pessoas que tornaram o percurso mais leve, compartilhar vivências, falar sobre esperança e sobre o futuro que queremos.

O encontro contou com uma dinâmica de nuvem de palavras e desejos. Entre tantas contribuições, uma se destacou: naturalidade.

Naturalidade para existir sem precisar explicar quem se é, para ocupar espaços, para ser reconhecido sem que a identidade seja uma barreira.

A nuvem também trouxe outras mensagens importantes: representatividade, pluralidade, respeito, continuidade, inclusão, ações afirmativas e o desejo de divulgar ainda mais esses encontros.

João Hélio  - Squader participante do encontro

“Tenho muito orgulho de trabalhar em uma empresa que abre espaço para falarmos abertamente sobre nossas vivências, criando um ambiente de escuta e acolhimento, sem julgamentos. (...) Conviver com o preconceito da sociedade gera, muitas vezes, um sentimento constante de alerta (...). Poder compartilhar isso com pessoas que vivenciam realidades semelhantes me deu uma força renovada. Saí da reunião sentindo-me seguro e, confesso, bastante emocionado. É gratificante perceber que, em uma empresa tão grande, existem tantas pessoas incríveis com quem posso me conectar. (...) Espero que encontros como esse aconteçam com mais frequência e que consigamos alcançar ainda mais pessoas que abraçam a causa”

Esse encontro nos deixa um grande aprendizado: Celebrar e reconhecer o passado é muito importante, mas é preciso assumir um compromisso com o presente e com o futuro. O compromisso de seguir investindo e construindo ambientes onde as pessoas possam ser vistas em sua totalidade, onde suas histórias sejam acolhidas e onde a diversidade seja uma virtude e uma prática cotidiana.

Na SQUADRA, temos o Comitê de Diversidade e Inclusão, que fortalece esse caminho, dando visibilidade e promovendo espaços de diálogo e ações concretas.

É um orgulho perceber que estamos construindo, juntos, um lugar onde ser quem se é tem sido cada vez mais simples e absolutamente natural.


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa