mesa com engrenagens coloridas em cima e quatro mãos mexendo nas peças

Os valores e benefícios do Scrum

Rafael Cichini
em

Para realizar todo o trabalho utilizando o Scrum como seu framework ágil é preciso se guiar pelos valores e princípios do Scrum, fazer com que todo o time entenda estes conceitos, se cobre e cobre uns aos outros para que este seja o alicerce durante todo o ciclo de desenvolvimento do produto.

Com toda a ênfase em trabalho em equipe e na melhoria contínua do processo o time deve trabalhar montado neste alicerce. Os principais ganhos são, foco, coragem, liberdade / abertura, compromisso / responsabilidades e respeito.

Veja em mais detalhes estes benefícios abaixo:

Concentração
O Scrum foca na concentração de poucos itens, em fazer uma coisa de cada vez, trabalhando todos em conjunto para produzir um excelente trabalho. O objetivo desta concentração é entregar itens valiosos em pequenas entregas, gerando valor percebido em menos tempo.

Coragem
Apesar da responsabilidade ser delegada para os integrantes do time, a responsabilidade nunca é depositada em apenas uma pessoa e sim no time todo, com isso as pessoas se sentem mais confortáveis e mais corajosas para tomar decisões.

Abertura (Liberdade e Comunicação)
Ao compartilharem dos sucessos e fracassos de forma conjunta, a comunicação é forçada inicialmente e tende a se tornar cada vez mais natural, todos trabalham em busca das mesmas metas, trabalham de forma unida gerando maior proximidade, conversas e intimidade entre os integrantes do time.

Compromisso / Responsabilidade
Como todos contribuem para as decisões, sentem-se mais responsáveis e parte integrante do sucesso ou fracasso, desta forma o compromisso entre todos os envolvidos fica mais visível e os resultados deste compromisso resultam em decisões mais criativas e melhores.

Respeito
À medida que trabalham juntos, compartilhando sucessos e fracassos, passam a respeitar uns aos outros "e para ajudar uns aos outros", o respeito entre os integrantes do time aumenta.

O mais interessante é entender como isso resulta na prática, apenas lendo o como funciona pode parecer impossível, ou você pode até mesmo achar que na sua empresa as coisas já funcionam assim, porém se aplicar o Scrum como choque ágil nos seus times de desenvolvimento poderá sentir que os resultados são muito interessantes e o ambiente de trabalho sofre mudanças positivas enormes.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa