Ágil é uma palavra que faz brilhar os olhos dos clientes. Agilidade carrega um significado muito positivo e pode ser interpretada como rapidez, dinamismo e velocidade. No entanto, essa interpretação gera, muitas vezes, uma certa confusão num mundo que já conhece os problemas da gestão tradicional de projetos.
O mercado quer trabalhar de forma Ágil porque acredita que esse é um método que vai fazer com que o produto seja desenvolvido de forma mais rápida. Isso não é exatamente uma falácia, mas, para optar por uma contratação Ágil, é preciso entender que a agilidade vai muito além de velocidade da entrega.
Ágil é uma cultura baseada em valores que orientam a forma como o desenvolvimento de um produto deve ser encarado, para que haja aprendizado e interação entre os indivíduos, entrega de valor e flexibilidade para mudar o que foi planejado sempre que for necessário. A base da cultura Ágil é a confiança e a transparência entre os times do cliente e do fornecedor, pois é só dessa forma que criarão a possibilidade de realizar um projeto de sucesso.
Veja os valores do Manifesto Ágil
- Os indivíduos e suas interações acima de procedimentos e ferramentas;
- O funcionamento do software acima de uma documentação abrangente;
- A colaboração dos clientes acima da negociação de contratos;
- A capacidade de resposta a mudanças acima de um plano preestabelecido;
Mas afinal, por que então fazer uma contratação Ágil?
Como diria aquele velho ditado… Que vantagem Maria leva?