Três médicos analisando documentos no computador.

Principais tendências da tecnologia na saúde 2023

Squadra
em

A tecnologia tem tido um papel cada vez mais importante na área da saúde, e as tendências atuais apontam para uma ainda maior integração dessas duas áreas, ajudando nos avanços significativos na prevenção, diagnóstico, tratamento de doenças e muito mais.

Com um novo ano se aproximando, muitos hospitais e clínicas planejam seus próximos passos e a inovação tecnológica na saúde faz parte desse planejamento. Neste artigo, veremos algumas das principais tendências da tecnologia nessa área:

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais utilizada para auxiliar no diagnóstico de doenças, na interpretação de exames e na análise de dados. Alguns exemplos incluem o uso de algoritmos de IA para diagnosticar doenças cardíacas ou para analisar imagens de ressonância magnética.

Rede 5G

A tecnologia 5G já é uma realidade após a ativação da rede pura no Brasil. A quinta geração da internet oferece alta velocidade na transmissão de dados, novas aplicações e uma nova transformação na tecnologia e sua aplicação deverá crescer exponencialmente em 2023.

Telemedicina

A telemedicina permite que médicos e pacientes se comuniquem e realizem consultas à distância, através de plataformas online ou aplicativos. Isso pode ser especialmente útil em áreas remotas ou com falta de médicos especializados.

Robôs e dispositivos médicos

Robôs e dispositivos médicos estão sendo utilizados para realizar tarefas como a administração de medicamentos ou a realização de exames. Eles podem ser programados para realizar tarefas de maneira precisa e consistente, reduzindo o erro humano e aumentando a eficiência.

Big data e análise de dados

A coleta e análise de grandes quantidades de dados (big data) é utilizada para identificar padrões e tendências em doenças e tratamentos. Isso pode ajudar a identificar fatores de risco para doenças e a desenvolver novas estratégias de tratamento.

Wearables e dispositivos de monitoramento

Wearables, como relógios inteligentes e pulseiras de fitness, estão se tornando cada vez mais populares na área da saúde. Eles podem ser usados para monitorar sinais vitais, atividade física e sono, permitindo aos pacientes e médicos acompanhar de perto a saúde de uma pessoa.

Metaverso e o futuro da medicina

Imagine que você pode criar um ambiente virtual e conectar ao mesmo tempo, os melhores cirurgiões cardíacos do mundo para resolver um caso de extrema dificuldade onde todos podem opinar e estabelecer um protocolo capaz de solucionar e mudar a vida de milhares de pacientes. Veja como:

Como se preparar para essas mudanças?

Mudanças sempre causam medo e entendemos que todos esses processos que explicamos nesse artigo fazem qualquer pessoa ficar apavorada.

Mas lembre-se que toda jornada tem um início. Sua instituição de saúde não precisa iniciar todo esse processo de transformação do dia para a noite. É possível construir essa evolução aos poucos.

Em resumo, para se preparar para as mudanças da tecnologia na área da saúde, é importante manter-se atualizado, adquirir habilidades técnicas, ser aberto a novas ideias, fazer parcerias e ser proativo. Dessa forma, você estará preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades que as novas tecnologias oferecem.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa