O trabalho colaborativo em redes sociais e Intranets não precisa ser uma tarefa árdua. Com a ferramenta certa, você pode conseguir o engajamento necessário de colaboradores nas redes de relacionamento que você mantém na sua empresa ou que cria para o seu público.
Algumas ações podem ajudar muito:
- Usar ferramentas que são fáceis de implementar e de serem entendidas. Ferramentas ativadas com um clique de um botão liberam tempo para focar em benefícios em vez de integração.
- Depois de mostrar como funciona a ferramenta, explique porque ela é melhor que a outra usada anteriormente. As pessoas não passarão a adotar uma nova ferramenta apenas porque você acha que é uma boa solução.
- Não esqueça que seniors muitas vezes tem a mesma necessidade de treinamento de um usuário comum. Não tenha medo de treiná-los!
- Nunca subestime o poder de ter seu conteúdo curtido e compartilhado.
- E lembrem-se: essas ações não precisam ser implementadas de uma só vez.
Veja o exemplo da rede colaborativa que implementamos para a Fundação Victor Civita, usando a instalação Drupal Commons, do Drupal. Em pouco mais de 6 meses, a rede, Gente que Educa, possui mais de 50 mil usuários cadastrados que contribuem com troca de experiência e material para aulas. A escolha de um sistema flexível como o Drupal certamente facilitou o engajamento dos colaboradores da rede.