Em toda estratégia é essencial o controle de desempenho para análise. Simplesmente criar um plano de ação e não acompanhar o desenvolvimento não trará os benefícios esperados. É nesse sentido que o KPI ganha tanta importância.
Se você deseja saber o que são KPIs e o que podem fazer pelo seu negócio, confira nosso post!
O que é um KPI ↩
KPI — Key Performance Indicators — representa os principais indicadores do seu negócio. Cada empresa define quais serão seus KPIs, de acordo com o objetivo traçado. A regra é analisar o que interfere diretamente no seu alvo.
Por exemplo, imagine que você criou uma ação com o propósito de aumentar o engajamento do público com a marca, impulsionando postagens nas redes sociais. Um bom indicador para acompanhar, nesse caso, é a quantidade de comentários que o post receberá, pois eles representam o engajamento. Então, o seu KPI seria o número de comentários.
Lembre-se que os KPIs devem ser acompanhados de perto. Por essa razão, não é interessante criar uma lista extensa. Isso só geraria muito trabalho e pouco resultado. Defina somente aquilo que realmente faz a diferença.
Como definir os KPIs ↩
Para definir os KPIs, um modelo bem interessante é a pirâmide. Os indicadores são distribuídos no topo, meio e base, da seguinte forma:
Topo ↩
No estágio mais alto estão os principais indicadores. São aqueles que mostram o resultado direto, como o aumento das vendas. Eles tratam da eficácia das ações, se elas trouxeram ou não os resultados esperados.
Meio ↩
No meio da pirâmide estão os indicadores que ajudam a explicar o resultado obtido. Eles demonstram o desempenho das estratégias. Para ficar mais claro, pense que um indicador do meio da pirâmide tem que explicar o resultado de um que está no topo. Um exemplo de KPI intermediário pode ser o número de visitantes no site.
Base ↩
Os indicadores da base tratam dos aspectos gerais da estratégia. Embora ajudem explicar o KPI do topo, eles não têm impacto direto neles.
Os principais indicadores do seu negócio ↩
Como dissemos, cada estratégia tem seus KPIs. Porém, alguns deles são importantes e devem sempre ser utilizados. Para que você os conheça, vamos listá-los:
1. Taxa de conversão ↩
A taxa de conversão mede o desempenho de suas ações. Ela relaciona a quantidade de oportunidades geradas e as que foram convertidas em vendas. O cálculo é feito da seguinte forma:
Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos / número de visitantes no site) x 100
2. Custo por lead ↩
Cada lead representa um potencial cliente, que pode vir a fazer compras em sua empresa. Porém, para atraí-lo, há um custo. Se você cria uma campanha no Facebook, por exemplo, ela contém um custo e um resultado. O custo por lead relaciona exatamente esses dados, da seguinte forma:
Custo por lead = total de investimento feito na estratégia / número de leads gerados
3. Ticket médio ↩
O ticket médio é o KPI que relaciona o valor que seus clientes gastam em sua loja virtual, por pedido. O cálculo é o seguinte:
Ticket médio = faturamento total / número de pedidos
4. ROI ↩
O ROI — Return On Investment — representa o retorno que um determinado investimento trouxe ao negócio. Imagine que você tem dúvidas se uma determinada ação tomada foi positiva. Uma boa forma de avaliar é com o ROI, da seguinte forma:
ROI (%) = [ (Retorno do investimento – total de investimento da ação) / total de investimento da ação] x 100
Defina os KPIs do seu negócio e otimize o desempenho ↩
Como vimos em nosso artigo, determinar o conjunto de KPI do seu negócio é extremamente importante para avaliar o desempenho das estratégias. É preciso analisar os dados para tomar decisões mais assertivas, que se aproximem do resultado esperado.
Observe seu empreendimento, analise os principais objetivos e defina os indicadores-chave.
Gostou do nosso artigo sobre KPI? Então siga nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter, GitHub e LinkedIn.