SCRUM é uma das ferramentas de gestão de projetos mais adotadas atualmente, graças aos seus efeitos: por ser baseada em sprints — divisões de atividades em ciclos —, há uma maior agilidade na execução do trabalho.
Contudo, assim como qualquer implementação dentro de uma empresa, o SCRUM pode se tornar obsoleto com o passar do tempo. Gestores de sucesso precisam identificar o momento certo de abrir mão desse framework ágil para dar o próximo passo.
A comunicação não é suficiente ↩
Quem trabalha — ou já trabalhou — com o SCRUM sabe que a comunicação é fundamental, pois as responsabilidades são divididas entre as equipes de desenvolvimento, tornando o feedback essencial.
As relações promovem um bom gerenciamento entre os setores, mas a inobservância desse contato pode prejudicar todo andamento do projeto. Portanto, ao perceber isso, o gestor deve agir para corrigir as falhas, podendo, inclusive, optar por abrir mão dessa metodologia em prol do trabalho.
Lembre-se: o objetivo final é entregar um produto ou serviço de qualidade, então trocar o SCRUM por novas metodologias pode ser algo a ser considerado!
A motivação acabou ↩
Garantir uma equipe completamente motivada durante todo o projeto é desafiador! Muitos colaboradores se perdem durante o curso da atividade, afetando diretamente o objetivo do negócio.
Algumas situações recorrentes podem influenciar negativamente seu time, impactando na aplicação dessa metodologia:
- projetos longos que não se renovam;
- stakeholders engessados;
- falta do reconhecimento esperado.
Essas situações são recorrentes em empresas e devem ser trabalhadas para evitar maiores danos. O ideal é que o gestor saiba identificar esses pontos e agir de forma estratégica para solucioná-los.
Optar por outras ferramentas de gestão — mais moldáveis ao seu negócio — pode ser uma boa saída, melhorando o fluxo e a qualidade do trabalho.
O time não tem mais liberdade ↩
Para garantir um bom trabalho, é fundamental que haja certa autonomia entre as equipes, dando a elas liberdade de agir sobre os padrões da organização.
Muitas vezes, essa metodologia engessa as práticas da atividade, tornando-as extremamente padronizadas e burocráticas. Isso reduz a produtividade da equipe e pode comprometer a qualidade do produto oferecido.
Dessa forma, optar por uma gestão flexibilizada — mas orientada — pode ser a saída para seu negócio voltar a se desenvolver!
Assine nossa newsletter! Você recebe direto na sua caixa de e-mail outros artigos que podem te ajudar nas tomadas de decisões! Não perca essa oportunidade!