Homem entendendo seu usuário.

Sobreviva: entenda seu usuário

Fabricio Zillig
em

Vivemos em uma época onde vemos novas empresas surgindo e crescendo em uma velocidade assustadora e algumas gigantes sendo engolidas e desaparecendo do dia para a noite. O que está acontecendo? A verdade é que vivemos uma realidade em que não podemos mais ignorar os usuários.

Estamos cada dia mais inseridos em um mundo onde o usuário passou a ter um protagonismo e uma importância nunca antes visto.

As pessoas estão cada vez mais empoderadas e conscientes de suas decisões transformando-as, não mais em meros consumidores, mas em protagonistas e coparticipantes da entrega de valor das empresas.

É por isso que nos últimos anos as grandes corporações, para sobreviver e se manterem competitivas, estão investindo cada vez mais no entendimento do cliente e suas dores, para assim, garantir a entrega de uma boa experiência através seus produtos e serviços.

É nessa realidade em que as metodologias usuais para desenvolvimento de produtos e serviços, geralmente herdadas do passado, da época da revolução industrial, deixaram de ser eficazes. Foi necessário repensarmos a maneira como projetávamos…

Uma nova maneira de projetar produto e serviço!

Com novos requisitos surgem novas soluções: O Design vem para unir a exatidão e precisão da engenharia com a empatia e flexibilidade das ciências sociais.

É através do design que conseguimos entregar valor com um olhar humano, trazendo a empatia não como simples discurso, mas como ferramenta para entender e mapear as necessidades e problemas dos usuários e assim criar novas oportunidades de negócio.

O truque é achar os verdadeiros especialistas e aprender com eles muito mais rápido do que você poderia aprender sozinho, apenas fazendo do jeito normal. — David Kelley, falando sobre a necessidade de entender os usuários

Um produto ou serviço de sucesso hoje não são mais aqueles que trazem ideias inovadoras ou que apresentam avanços tecnológicos, o que faz sucesso são produtos e serviços que resolvem problemas reais.

Nossas metas e métricas de produto e serviço devem envolver a resolução das dores dos usuários. Estamos resolvendo?

Entendendo seu usuário

Para conhecer as verdadeiras dores e necessidades dos usuários é imprescindível que os coloquemos como coparticipantes da criação e os envolvamos desde o início.

Não podemos nos basear apenas em informações idealizadas. Para conhecer seu usuário vá até ele e converse. É preciso entender seus contextos, suas ideias e opiniões, quais suas necessidades e dores.

Nossas percepções sobre nosso produto ou serviço são, na grande maioria das vezes, enviesadas. Não somos nossos usuários.

É preciso investir em pesquisa para que entendamos como os usuários pensam, como funciona seus modelos mentais e não perder isso de vista em nenhum momento da criação do produto.

Muitos produtos e serviços fracassam por não terem investido em realmente entender o cliente. É essencial colocarmos o usuário no centro para que possamos projetar produtos e serviços que os ajudem, de verdade, a atingir seus objetivos.

Esse post faz parte de uma série de artigos sobre o processo de Discovery de um produto ou serviço baseado na metodologia desenvolvida pelo time de Design da Just

  1. Resolvendo problemas com Design Thinking
  2. A importância de UX para o Negócio
  3. Sobreviva: entenda seu usuário
  4. Pesquisa em UX e suas aplicações
  5. Solucionando problemas de forma criativa
  6. Workshops: cocriando de forma ágil e eficiente.

Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa