hiperautomação e IA no setor de seguros

SQUADRA aponta hiperautomação e IA como tendências tecnológicas que estão tornando seguradoras e corretoras mais competitivas

Squadra
em

A transformação digital no mercado de seguros tem sido tema de muitas discussões nos últimos anos, e um dos pontos que mais preocupa os gestores do setor é a implementação de tecnologias avançadas, como a Inteligência Artificial (IA) e a hiperautomação, de maneira simples, acessível e eficaz.

Para abordar essa questão, nossos especialistas compartilham dicas valiosas, com base na ampla experiência adquirida nos grandes projetos ao lado da Pottencial, Austral, Finlândia, Liberty Seguros e outros players do setor.

Transformando desafios em oportunidades

No contexto de transformação digital, as seguradoras e corretoras enfrentam uma série de desafios significativos. Entre os principais estão a complexidade de modernizar sistemas legados, que muitas vezes são antiquados e difíceis de integrar com novas tecnologias.

Além disso, há o desafio de adotar soluções digitais que não apenas facilitem processos operacionais, mas também melhorem a experiência do cliente, atendendo às expectativas por respostas rápidas e personalizadas, por mais funcionalidade e por melhor usabilidade.

Outro ponto crítico é garantir a segurança dos dados em um ambiente de crescente risco cibernético, onde a proteção das informações sensíveis dos clientes é essencial.

Para superar esses desafios, a SQUADRA tem ajudado seguradoras e corretoras a otimizar a experiência da jornada de seguros, promovendo redução de custos operacionais e o aumento da segurança do negócio, sem a complexidade geralmente associada à tecnologia avançada, por meio de estratégias acessíveis e descomplicadas de IA.

Impacto das soluções digitais na jornada de seguros

Ewerton Cerqueira, co-fundador da Wings4Business, uma das unidades de negócio da Venture Builder da SQUADRA, destacou a automação de tarefas repetitivas e a análise preditiva como fatores cruciais para a redução de custos operacionais. "Imagine o processamento de sinistros, por exemplo. A IA pode analisar documentos, identificar padrões e fornecer respostas rápidas, economizando tempo e recursos que antes seriam gastos em processos manuais. Além disso, com bots e assistentes inteligentes, as seguradoras podem melhorar significativamente o atendimento ao cliente, fornecendo respostas imediatas e precisas."

Além dessas aplicações, a IA pode ser um diferencial quando o assunto é segurança de dados sensíveis tanto para avaliar clientes quanto para administrar apólices. “As soluções de IA utilizam algoritmos avançados que detectam fraudes e ameaças cibernéticas em tempo real, permitindo que as seguradoras se protejam de riscos antes mesmo que eles se tornem problemas. Com a capacidade de identificar atividades suspeitas de maneira proativa, as seguradoras podem evitar perdas financeiras significativas e proteger melhor os dados de seus clientes”, afirma Ewerton.

Para além da eficiência operacional, Ewerton também destacou o impacto positivo da IA na experiência do cliente. "Com IA, é possível oferecer um atendimento mais personalizado e ágil, seja por meio de chatbots inteligentes que respondem dúvidas em tempo real ou pela análise de dados que permite antecipar as necessidades do cliente. Tudo isso contribui para uma experiência mais fluida e satisfatória."

A adoção da hiperautomação com IA como uma vantagem estratégica

A hiperautomação vem ganhando força no setor de seguros. "Ela vai além da simples automação de tarefas repetitivas. Ela envolve o uso de tecnologias avançadas, como IA, machine learning e BPMS, para automatizar praticamente todos os processos de uma empresa, tornando a operação mais ágil, eficiente e escalável", explica Ewerton. Com isso, as seguradoras podem automatizar toda jornada, desde a cotação, emissão, endossos, sinistros e outros.

A combinação de tecnologias avançadas transforma a operação interna e a forma como o cliente interage com a seguradora e com a corretora, posicionando as empresas que abraçam essas inovações à frente no mercado.

"Nos próximos anos, veremos um aumento no uso de IA para análise preditiva, oferecendo previsões mais precisas para riscos e sinistros, e também no uso de tecnologias como o machine learning para melhorar a eficiência das operações de backoffice. A hiperautomação será um pilar fundamental para elevar a operação das seguradoras a outro patamar", prevê Ewerton

A SQUADRA e o setor de seguros

A SQUADRA é patrocinadora do CQCS Insurtech & Inovação 2024. Ela estará no stand 67 no evento marcado para os dias 12 e 13 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), e também promoverá uma palestra sobre como otimizar a jornada de seguros com IA e sem complicações.

A SQUADRA está entre as maiores consultorias de transformação digital, impulsionando marcas como Austral, Liberty Seguros, Finlândia, Pottencial, Ambev, Unimed, TIM, dentre outras com soluções digitais lideradas por pessoas e potencializadas por IA.

Atuando de ponta a ponta na criação de plataformas digitais modernas, a empresa alia expertise em design, desenvolvimento, operação e growth, à aquisição de empresas especializadas pela Squadra Venture Builder, que já conta com 8 empresas no ecossistema, como a Wings4Business, focada em orquestração e automação de processos, a DigitalBot, especializada em chatbots e parceira da Blip, e a GoToData, dedicada a iniciativas de IA.

Comece agora sua transformação. Estamos prontos para guiar o seu negócio rumo ao futuro, com a solução certa para você aproveitar plenamente o potencial da hiperautomação e da inteligência artificial. Com um squad com forte atuação em projetos digitais para seguradoras e corretoras, sabemos como gerar valor para o core business das empresas deste segmento.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas: [email protected].

Assine nossa newsletter!


Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa