Desenvolver softwares é uma atividade de engenharia. Assim como tudo nessa área, não se pode controlar aquilo que não é possível metrificar. Pensando nisso, o Núcleo de Métricas da Squadra foi criado em 2016 para organizar, assessorar e executar com excelência os projetos e entregas de clientes.
Atualmente, órgãos de controle do Governo e empresas conceituadas no mercado buscam ter nos contratos de serviços e desenvolvimento de sistemas a avaliação quantitativa e a contagem dos Pontos de Função.
A importância das métricas em projetos ↩
As métricas em projetos são utilizadas para apoiar as estimativas e dimensionar as atividades através de números. São práticas fundamentais para avaliar se o resultado e a qualidade conseguiram atingir a característica esperada.
O principal objetivo da utilização de métricas em um projeto de software corresponde ao fato de aperfeiçoar uma das mais mais importantes tarefas de gestão de projetos: o planejamento. Veja alguns motivos para medir um produto, processo ou projeto de software:
- Para avaliar a qualidade do software;
- Para descobrir e corrigir problemas potenciais;
- Para ajudar a estimar esforço e melhorar a produtividade;
- Para controlar o andamento do processo.
Como vai funcionar o Núcleo de Métricas? ↩
Em 2016 nasceu o Núcleo de Métricas da Squadra Digital. Com apenas um ano de projeto, foram analisados 52.033,15 Pontos de Função, atingindo uma marca expressiva para uma empresa de tecnologia. Dentre as várias funções exercidas pela equipe no Núcleo, destacam-se:
- Estimativas de projetos;
- Ganho de produtividade;
- Realização ou apoio na contagem de Pontos de Função;
- Padronização da documentação suficiente para permitir a contagem de PF, agilizando a conferência e reduzindo o retrabalho em possíveis divergências;
- Facilitador nas eventuais divergências nos contratos de software baseados em Pontos de Função.
Uma gestão efetiva de contratos de TI deve ser padronizada e transparente. Conte com a Squadra Digital para dar todo o suporte e apoio em projetos de software e tecnologia.
Leia também: Melhorando a produtividade na área de TI