Interno e externo

Talento externo podem oferecer novos conhecimentos

Squadra
em

O que faz uma empresa quando precisa de um conhecimento específico para lançar determinado produto no mercado? No mundo Lean e Ágil, as empresas estão engajando talento externo, ou seja, times, indivíduos e até firmas em relações de trabalho não tradicionais e em formas de emprego alternativas.

Em 2013, a Accenture sugeriu que de 20 a 30 por cento do total de sua força de trabalho se encaixava fora do relacionamento tradicional de emprego. Mais recentemente, a Deloitte estimou que de 30 a 40 por cento das horas de trabalho são supridas por recursos externos. Google e Intel contam com especialistas em ciências sociais e biomédicas para desenvolver produtos transformacionais, que entendem melhor como as pessoas pensam e usam tecnologia.

Embora os executivos queiram obter o máximo de valor possível de talentos estratégicos externos, suas empresas enfrentam muitos obstáculos. No livro, Agile Talent: How to Source and Manage Outside Experts, são citados quatro principais problemas:

Administrar relacionamentos –  O setor de compras quer o menor preço e custo fixo enquanto os setores operacional e de negócios querem o melhor recurso, um bom alinhamento cultural e bastante flexibilidade no contrato para permitir mudanças no escopo e na estratégia, mas fatores externos complicam a relação, pois em muitos países as taxas e impostos são baseados em relações de trabalho de tempo integral e, como resultado, muitas empresas se mantêm distantes de recursos externos para evitar problemas como multas e outras questões jurídicas.

Competição externa/interna. Pessoas externas pode ser um grande benefício para as empresas, mas pode ser também uma ameaça para gerentes e profissionais técnicos internos, especialmente quando oferecem benefícios estratégicos, são altamente treinados e possuem capacidade que internos não têm.

Confronto de expectativas. Pessoas externas podem acreditar que as empresas para as quais elas trabalham são lentas, burocráticas e muito complexas. Da mesma forma, a visão das empresas sobre o pessoal externo pode ser de que eles têm mais dificuldade de entender os negócios e os problemas mais profundos da empresa.

Falha na entrega de resultados

Uma pesquisa recente da McKinsey global survey revelou que apenas 26% dos executivos entrevistados disseram que iniciativas de mudanças nas relações de trabalho foram bem sucedidas em melhorar a organização de forma duradoura. Um aspecto dessa falha tem a ver com o modo como as empresas selecionam, engajam e e administram a performance de recursos externos e a qualidade da parceria interna/externa.

Conheça nossas soluções

Segundo o livro, a boa notícia é que a resposta para capturar o valor de seu investimento em conhecimento externo é utilizar as boas práticas de gerenciamento, já conhecidas, nesse novo grupo de talentos ágeis.

As questões abaixo podem ser usadas como um guia para isso:

Alinhamento estratégico. A empresa é disciplinada e rigorosa em identificar áreas em que o o pessoal externo é necessário e potencialmente benéfico? A empresa identificou as habilidades críticas que precisam ser estabelecidas? A empresas são efetivas em definir a função, relacionamento e escopo de iniciativas endereçadas a consultores e especialistas técnicos temporários? O trabalho tem o nível certo de suporte financeiro? O tempo e os recursos são consistentes com o que é requerido para um resultado de sucesso?

Alinhamento de performance A empresa converte um plano ou uma iniciativa em objetivos S.M.A.R.T bem definidos? Expectativas de performance são definidas, estabelecidas e comunicadas claramente? Quão frequentemente uma performance é avaliada? Quais métricas são usadas e elas são apropriadas? Quando um problema de performance aparece, quanto tempo a empresa leva para agir efetivamente?

Alinhamento de relacionamento Quanto de alinhamento cultural é considerado na escolha de pessoal externo? Os externos são jogados em uma tarefa ou são recebem sólida orientação da empresa e das pessoas com as quais eles vão trabalhar? Como os problemas entre o pessoal interno e externo são resolvidos? Os externos são engajados e tratados com consideração e respeito?

Alinhamento adminsitrativo A empresa está pronta para trabalhar bem com pessoas externas? A empresa é excessivamente burocrática em lidar com talento ágil? As regras e procedimentos são comunicados apropriadamente? A orientação da empresa vê talento externo como mal necessário ou como colegas bem-vindos?

Não há como negar! O Ágil está transformando e revolucionando as relações tradicionais entre empresas e sua força de trabalho. As empresas inovadoras estão liderando o caminho e enfrentando as questões burocráticas. É certo que os líderes que abraçam essas mudanças e respondem efetivamente a esses desafios e construirão empresas mais competitivas no futuro.

O que sua empresa está fazendo diante desse cenário? Quais são os problemas enfrentados? A Just está sempre pronta a ajudar empresas a transformar a forma como gerenciam suas pessoas e projetos, tornando o trabalho mais prazeroso e eficiente. Gerando mais economia e lançando produtos digitais que alcançam melhores resultados.


Serviços relacionados

Nós ajudamos você a liderar iniciativas de transformação digital na sua empresa.
Agende uma conversa