Como todo investimento, a transformação digital deixa alguns gestores cautelosos, principalmente diante da possibilidade de não obter o retorno esperado e ter prejuízo. Assim, uma boa parte hesita ou tem dificuldades em tomar esse tipo de decisão.
Ocorre que, tal comportamento é justamente o mais perigoso. De fato, nos dias de hoje, a estagnação é um risco muito maior do que acompanhar as mudanças e inovações tecnológicas. As empresas que param no tempo, cedo ou tarde, são ultrapassadas por seus concorrentes.
Por isso, logo abaixo, separamos alguns benefícios de investir na transformação digital. Prossiga e descubra por que essa é uma mudança necessária!
Tornar os processos internos menos burocráticos ↩
A *transformação digital *simplifica os processos e rotinas administrativas de uma empresa, agilizando especialmente a organização do setor de TI. Isso ocorre por meio da automatização de procedimentos e do compartilhamento de informações, utilizando programas e equipamentos específicos.
Um bom exemplo são os softwares de gestão, responsáveis por integrar e organizar as informações de um empreendimento, como projetos, tarefas, finanças e vendas, por exemplo. Outros são os recursos de *cloud computing *e storage, que centralizam o armazenamento de dados (documentos, vídeos, áudios etc.) e permitem o compartilhamento com colaboradores autorizados.
Pensar uma arquitetura estratégica ↩
O crescimento de uma empresa gera um aumento da quantidade de tarefas realizadas pela organização e do volume de demandas e informações a serem gerenciadas.
Nesse sentido, precisamos pensar e identificar as competências-chave, as tecnologias e demais recursos, de acordo com as necessidades atuais e aquelas que virão em um futuro próximo. Isso é o que chamamos de arquitetura estratégica.
Esse mapa de orientação futura, atualmente, só pode gerar bons frutos, tendo a transformação digital como um de seus pontos fundamentais.
Além disso, é essencial para garantir a escalabilidade do negócio.
Ampliar os horizontes do negócio ↩
Tecnologias de interação virtual (redes sociais, blogs, sites corporativos etc.), mobilidade (uso de aplicativos, design responsivo etc.) e gestão de conteúdo podem ampliar a quantidade de serviços da empresa e suas estratégias de marketing.
Com elas, as perspectivas do negócio são ampliadas, surgindo caminhos alternativos para o enfrentamento de desafios do dia a dia, como o atendimento ao cliente, a captação de novos consumidores, a expansão da marca e criação de novos produtos.
Aproximar os produtos e serviços das necessidades do consumidor ↩
As necessidades dos consumidores de hoje estão mais complexas e mutáveis, e identificar tais demandas tem se tornado uma questão cada mais presente no cotidiano das empresas.
Ocorre que, atualmente, o mundo digital já oferece recursos para lidar com essa dificuldade. Tecnologias de Inteligência Artificial, de análise do Big Data e de Machine Learning podem ser utilizadas para considerar hábitos e preferências dos consumidores, auxiliando no oferecimento de produtos e serviços personalizados, além de fornecerem insights (intuições) sobre possíveis estratégias empresariais.
Um exemplo disso ocorre quando os anúncios das lojas virtuais passam a oferecer os produtos pelos quais o usuário demonstrou interesse, ao navegar por sites e buscadores.
Ingressar no mundo da internet das coisas ↩
A internet das coisas é um movimento de integração dos aparelhos eletrônicos à rede mundial de computadores. O que, para uma empresa, pode significar a adequação de produtos e serviços ou a modificação de equipamentos e processos internos.
Nos dois casos, precisamos de uma transformação digital bem direcionada, uma vez que a própria cultura organizacional será afetada. Logo, o ideal é contar com a consultoria de empresas especializadas nesse processo, como a Just.
Dito isso, podemos concluir que a transformação digital traz inúmeros benefícios para as empresas, abrindo excelentes perspectivas de retorno para o investimento realizado.
Caso tenha interesse em outras medidas importantes para empresas, conheça nossas* cinco dicas para inovar na gestão empresarial*.