A computação em nuvem, ou Cloud Computing, é tão comum na atualidade que qualquer leigo no assunto já ouviu falar. Ainda assim, para algumas pessoas o tema ainda é vago e um tanto confuso.
E você, sabe como esse sistema funciona e suas vantagens? Somos íntimos dessa tecnologia e vamos esclarecer os principais pontos de interesse. Vamos lá?
Cloud Computing ↩
Com o crescimento de sistemas comerciais, acrescido do surgimento de aplicativos web e serviços corporativos, um dos principais problemas enfrentados pelas empresas em um passado recente, era de como adequar aspectos como, o grande volume de informação e processamento em locais seguros e acessíveis a qualquer momento.
A cada dia aumentava a necessidade de buscar alternativas precisas e eficientes, para comportar muitos conteúdos e gestão dos dados, com uma estrutura uniforme, confiável e ao mesmo tempo complexa e dinâmica.
Diante deste cenário, o Cloud Computing surgiu como uma solução, onde você poderia acessar e consumir diferentes tipos de serviços de qualquer lugar na internet, de forma segura e rápida, mudando a partir daí como as organizações consumiam tais tecnologias.
Em 2013, por exemplo, tivemos um grande salto na utilização dos serviços baseados na nuvem, chegando a um investimento de 47 bilhões de dólares em todo o mundo. E os números apontam a todo momento o crescimento desta tecnologia. Calcula-se que as empresas aumentem consideravelmente os investimentos nesse serviço, com um crescimento de US$ 162 bilhões até o final de 2020.
Hoje, os principais serviços que você consome na internet como streaming de vídeo e música, redes sociais e armazenamento de arquivos, provém de apps e serviços baseados em nuvem. Podemos dizer que estamos na era cloud!
Listamos algumas vantagens e alguns mitos sobre esta tecnologia que é fundamental para o seu dia a dia. Veja só:
Vantagens da utilização de Cloud Computing no seu negócio ↩
A utilização do Cloud Computing já é realidade e traz diversos benefícios para empresas de qualquer segmento:
- Flexibilidade de estrutura e escalabilidade, o que possibilita adequar o volume de consumo para as reais necessidades das organizações e assim, diminuindo os custos causados por tempos ociosos.
- Redução da necessidade de investimentos em criação e manutenção de infraestrutura computacional;
- Rapidez na implementação de soluções sob demanda com fácil acesso e inclusão de estratégias, processos, políticas de uso e ferramentas, podendo ser implantadas em todas as áreas da organização;
- Ferramentas e soluções de controle e análise para que as informações não sejam usadas de forma errônea ou haja perda de dados;
- Segurança de dados com menos vulnerabilidade a ataques, perdas e falhas;
- Acessibilidade e disponibilidade para os colaboradores, gerentes e diretores de qualquer lugar.
Principais mitos sobre Cloud ↩
Por se tratar de uma grande quebra de paradigma no mundo tecnológico, muitos boatos e rumores surgem acerca da adoção de Cloud Computing. Listamos alguns mitos sobre este tema, que pode te auxiliar no poder de decisão para utilização desta tecnologia.
- “Nuvem não é segura”: Muitos enxergam a computação em nuvem menos segura que o servidor dedicado. Mas não é correto afirmar isso. Hoje o Cloud vem ganhando escala, fazendo com que provedores invistam grande quantia de dinheiro em tecnologias de ponta e profissionais especializados em segurança, tornando seu ambiente cada vez mais seguro;
- “Cloud Computing não é para aplicação de missões críticas”: Hoje muitas empresas estão experimentando a nuvem para executar cargas de trabalho de missão crítica, que requer grande poder de processamento e disponibilidade. Além das startups, que já nascem com a cultura de ter todas as suas aplicações em cloud, podemos citar também o exemplo dos bancos (tanto tracionais como fintechs), que já estão migrando boa parte dos seus serviços críticos para a nuvem;
- “O que fazer com meu Data Center?” Aderir aos serviços de nuvem não quer dizer que devemos extinguir o Data Center próprio e modificar tudo para uma modalidade de serviço. Hoje, as principais plataformas de nuvem podem operar com o conceito de Nuvem Híbrida, na qual as organizações podem optar em deixar alguns serviços em nuvem pública e outros, em sua nuvem privada.
Conclusão ↩
Ter aplicações em cloud significa tornar eficiente, seguro e ágil o armazenamento, processamento e disponibilidade dos seus serviços. É ter a tecnologia a favor da organização, seguindo as transformações que o mundo tecnológico nos proporciona. Vá sem medo e tenha ferramentas em nuvem para o sucesso da sua empresa.
Conheça sobre nossa plataforma ↩
Se você busca reduzir os custos de infraestrutura, aumentar a produtividade da sua equipe e melhorar o retorno sobre o investimento em projetos de T.I., conheça o Wings4Cloud, uma plataforma completa que irá te auxiliar em todas as fases de um projeto de software.
O W4C é a plataforma que você precisa! Saiba mais em www.wings4business.com.br
Gosta de tecnologia e se manter atualizado? Assine nossa newsletter para receber mais conteúdos sobre nuvem e Cloud Computing.